A crescente valorização da sustentabilidade tem influenciado a forma como embalagens são percebidas por consumidores, varejistas e indústrias. Com atuação colaborativa e foco em inovação, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) fortalece o setor e insere o Brasil nas discussões globais sobre sustentabilidade. Da produção à reciclagem, o ciclo da lata de aço representa um modelo industrial alinhado ao desempenho econômico, ao impacto social e ao compromisso ambiental.

Produzido nas siderúrgicas brasileiras, o aço é amplamente utilizado no cotidiano, especialmente na conservação de alimentos, tintas e produtos industriais. Com alta resistência e longa vida útil, o aço oferece proteção eficiente aos produtos e se adapta a diversas aplicações e após o uso, segue para reciclagem, completando um ciclo sustentável de produção e reaproveitamento, pois o aço se destaca por ser 100% reciclável, podendo ser reaproveitado infinitamente sem perda de qualidade e de suas características originais.
Além de sua reciclabilidade infinita, o reaproveitamento da lata de aço contribui para a preservação de recursos naturais e a redução de emissões de gases de efeito estufa. Também fortalece cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis e a indústria nacional. Atualmente, quase 50% das latas de aço comercializadas no Brasil retornam ao ciclo produtivo através da reciclagem, índice que cresce com o engajamento de consumidores e agentes da cadeia.
A busca por soluções que aliem eficiência, segurança e responsabilidade ambiental reforça o protagonismo do aço como material estratégico. Suas vantagens competitivas o posicionam como uma escolha consciente no mercado.
Fonte: Giovanna Felzener giovanna.felzener@pressaporter.com.br Assessoria de imprensa

