A Gerdau e o Fiemg Lab lançam em setembro dois desafios de inovação aberta, que buscam soluções para etapas estratégicas da operação da produtora de aço. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15 de setembro, na página oficial do programa (clique aqui).
Na edição deste ano, o Gerdau Challenge Fiemg Lab procura por startups e spin-offs que possam desenvolver Provas de Conceito (PoCs) remuneradas para resolver os desafios de detectar anomalias em tubulações enterradas e, também, de inspecionar anomalias em estruturas metálicas de forma automatizada.
Para o Gerente Geral de Manutenção e Gestão de Ativos da Gerdau, José Lucas Gomes, essa é uma oportunidade para unir talento e tecnologia em torno de dois grandes desafios em sistemas vitais para a segurança, a eficiência e a continuidade operacional da indústria.
“Aprimorar a inspeção e o monitoramento de tubulações enterradas e estruturas metálicas significa reduzir riscos, otimizar recursos e acelerar a modernização do setor”, avalia.
Segundo Gomes, ao engajar startups e profissionais no processo, é criado valor compartilhado, que impulsiona a inovação e fortalece toda a cadeia industrial.
A Gerdau foi a primeira empresa a integrar o grupo de Indústrias do Futuro, iniciativa do Fiemg Lab que reúne líderes da transformação do setor industrial por meio da inovação. A organização possui um histórico sólido de desenvolvimento de projetos em parceria com o hub, conquistando resultados expressivos para o setor.
“Acreditamos que para construir o futuro da indústria é preciso ter ética, segurança, diversidade e valorizar as pessoas que estão conosco. Desafios como esse fazem com que o ecossistema de inovação nacional possa entregar projetos importantes e contribuir com o desenvolvimento do setor no país”, analisa a gerente de Inovação Aberta do IEL Minas, Mariana Yazbeck.
O post Gerdau e Fiemg Lab lançam desafios de inovação aberta apareceu primeiro em Revista Mineração.