Henrique Pátria
Participamos na condição de Mídia Apoiadora do segundo dia da realização da Metalurgia 2025, nas dependência da Expoville em Joinville – SC.
Houve no dia de hoje um aumento considerável no número de visitantes que na sua maioria se mostraram impressionados com os avanços que o setor está experimentando. Tivemos oportunidade de conversar com um empresário de fundição que tem o seu negócio em um estado do nordeste brasileiro e ele nos afirmou que não esperava que o setor tivesse se desenvolvido neste ritmo. Disse que além dos equipamentos colocados a disposição ele pode assistir palestras mostrando avanços que o surpreenderam.

Tivemos ainda a possibilidade de conversar com Daniel de Aviz que é Gerente de Operações do sistema Senai para a região Norte e Nordeste de Santa Catarina onde existem 10 estruturas fixas (Escolas e Centros de Treinamento) e onde estão matriculados 19 mil alunos em diversos níveis de ensino.
Ele também é um dos responsáveis pela realização do CINTEC Fundição – Congresso de Inovação e Tecnologia que reuniu representantes da indústria, academia e instituições de pesquisa para discutir temas voltados à transformação digital, novos materiais, eficiência energética e sustentabilidade.
Além do Congresso estão sendo realizados workshops técnicos onde são apresentadas novidades e atualizações sobre tendências e soluções aplicadas à indústria, com a participação de especialistas de empresas expositoras. A programação de workshops continua nesta quinta-feira em três salas simultâneas.
Outro destaque do segundo dia foram a realização das Rodadas de Negócios onde foi promovida a reunião entre fornecedores e potenciais compradores visando o fechamento de parcerias e ampliação de redes comerciais. O formato aproximou fornecedores e compradores da cadeia produtiva, gerando conexões que devem se desdobrar em novas relações comerciais após o evento.

