Na área da infraestrutura, a segurança de uma ponte ou viaduto está intrinsecamente ligada à qualidade e ao desempenho dos materiais utilizados em sua construção. Nesse contexto, segundo os especialistas, os tubos de aço carbono destacam- -se como um dos componentes estruturais mais confiáveis – por exemplo, na construção de pontes, viadutos e túneis –, graças à sua combinação única de resistência, durabilidade e versatilidade, características estas reguladas no Brasil por rigorosas normas técnicas, tais como as NBRs 8261, 6321, 5580 e 5590.

Aliás, a já mencionada questão da leveza das componentes tubulares nos projetos de infraestrutura também é salientada como vantagem potencial pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM). E isso porque o uso de tubos permite modelos estruturais com peso menor, além de menor quantidade de peças e com menor exposição superficial a intempéries do que com o uso de outros materiais. É o caso de obras de grandes dimensões com vãos superiores a 30 metros, que, como as pontes e viadutos, suportam, por exemplo, coberturas de estádios, aeroportos, centros de convenções e passarelas, entre outras. Simultaneamente, em muitos casos, isso facilita também a montagem, sem contar a beleza arquitetônica resultante da forma tubular.
Veja a matéria completa na edição 191 da revista Siderurgia Brasil – Digital- outubro 2025 – acessando: https://siderurgiabrasil.com.br/wp-content/uploads/2025/10/sb191_digital.pdf

